sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pílulas de sarcasmo

É interessante como a tendência é louvar atitudes e valores que foram antes considerados impróprios, ao mesmo tempo em que se despreza aquilo que, na verdade, se deveria buscar. Foi assim que "boazinha" virou adjetivo pejorativo, que "humildade" se tornou defeito (ou eufemismo pra pobreza - gente, nada a ver). Ao mesmo tempo, a falta de sensibilidade, o egoísmo, o orgulho, a libertinagem passaram a ser virtudes.

Ontem li um texto que dizia:
Resumindo: sejam agradáveis, simpáticos, amáveis, compassivos, humildes. Isso vale para todos, sem exceção. Nada de retaliação. Nada de língua afiada para o sarcasmo. Em vez disso, abençoem, que é a obrigação de vocês. Assim, serão uma bênção e também receberão bênçãos. (I Pedro 3:8-9 - A Mensagem)

A princípio, o texto me deixou irritada. Quer dizer, não pode nem fazer uma piada? Será que essa tradução não está exagerada? Ser sarcástico é tão legal! É uma característica das pessoas inteligentes e geniais... Até que eu comecei a refletir o que significa realmente ser sarcástico. Toda vez que eu falo com sarcasmo, eu estou desprezando uma pessoa - seja o interlocutor ou o objeto. Os comentários sarcásticos, que de maneira imediata servem para demonstrar a sua inteligência e sagacidade, provocar risos na plateia que você deseja impressionar, não passam de um comentário amargo sobre algo ou alguém.

Procurei no dicionário e me assustei com a definição do Aulete:
(sar.cas.mo)
sm.
1. Zombaria amarga e insultuosa

O sarcasmo é um recurso valioso demais
para gastá-lo ofendendo a pessoas como você
Entre as palavras relacionadas, encontrei desrespeito, ridicularização, reprovação. Analisei a minha conduta e as minhas palavras, e me entristeci ao constatar que o dicionário dizia a verdade. Todo sarcasmo é um insulto. Quando eu falo com sarcasmo, eu sou mais uma na onda do politicamente incorreto - um nome cool pra fazer o que é errado. A internet é o palco perfeito para destilar veneno, e a gente sente o poder nas mãos, na boca, na língua quando a usamos contra outra pessoa, muitas vezes pelas costas.

Que possamos refletir sobre a nossa má conduta, antes que alguém morda a língua e morra com o próprio veneno.