segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Palavras

Eu não sou letreira letrista letrada letróloga como é que se chama quem faz Letras? Enfim, eu não faço Letras, faço Direito. Mas bem poderia fazer Letras porque amo as palavras. Por que existe um curso de Letras e não um de Palavras? Ou por que Letras se chama Letras e não Palavras?

Eu gosto de ficar pensando nas palavras, além do significado delas. Sabe quando você encontra uma palavra estrangeira e, mesmo sem saber o seu significado, gosta do som de sua pronúncia? Já experimentou fazer isso com uma palavra que você conhece?

Esqueça o que ela significa, o que você lembra só de pensar nela. É isso aí, não vale pensar. Tem que mover os lábios. Vamos começar do óbvio. Pronuncie PALAVRA. Sentiu a pronúncia do L? Do R? Não é engraçado como sai tão naturalmente, e mesmo assim essa mesma pronuncia parece difícil em outros idiomas? O que achou? Que gosto tem?

Pronuncie GOSTO. Não, ninguém está te achando idiota por ficar aí falando sozinho. Você está lendo. Pessoas falam quando leem Ou eu sou a única? Que gosto GOSTO tem? Eu gosto dessas duas palavras, são palavras, bonitas, agradáveis. Mas existem palavras feias também. BORRACHA. Não gosto. Acho muito esquisita. É claro que eu falo borracha, mas se eu parar pra pensar na palavra... Hmm, não gosto dela.

Sabe uma palavra legal? FLOR. É legal e é difícil. Exige muita prática, se você ainda não percebeu. Peça pra uma criança dizer 'FLOR' e assista o esforço infantil para pronunciar corretamente a palavra (ou a simplicidade de dizer 'fô' sem o menor constrangimento).

São tantos anos convivendo com esse idioma que a gente deixa de apreciar, né? Muitas vezes quem estuda um idioma além do que foi forçado a aprender na infância tem sua palavra preferida, pelo som, pelo movimento. Eu gosto de BEHIND. Nada relacionado ao significado da palavra (atrás), mas é legal falar. THOUGHT também. Faz um movimento interessante com a boca-língua-etc. Em alemão eu gosto de KOMMST. E de BIER. A palavra, ta?

PS¹ Por que ao aprender um novo idioma nós nos constragemos a saber tudo de uma hora pra outra? Por que não fazemos como as crianças, que se deixam aprender tentando?
PS² Alguém mais já pensou nas palavras desse jeito? Ou é mais uma da minha mente me fazendo pensar que as minhas anormalidades são normais?
PS³: Não me surpreende nada no último teste de AH (altas habilidades - guarde essa sigla!) ter 'descoberto' que a minha primeira habilidade é a escrita e a segunda a leitura.