segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Continue a Nadar

Quanto uma vida pode mudar em menos de 30 dias? É certo que mudanças fazem parte da vida, mas algumas mudanças dependem de um empurrãzinho. Outras precisam de um chute. Outras simplesmente acontecem, conforme o soprar dos ventos. Outras ainda surgem como um furacão.

Meu nome é Forasteiro
Vindo de uma terra distante
Meus pés estão cobertos de terra
De tantas idas e vindas
E eu tenho visto
Ótimas coisas à distância
Elas vêm a mim
Eu as sigo
Eu sigo em frente

Foi com um belo chute que eu decidi deixar o escritório onde trabalhava. Eu tinha acabado de renovar o contrato quando percebi que não conseguiria esperar o mês de dezembro ou janeiro para viver um pouco. Pensando no assunto, vi que a minha liberdade, que eu tanto amo, estava murchando; que eu já não me sentia tão desafiada e estimulada como no início; que os feedbacks que eu recebia eram de 'ficou muito bom, parabéns!' quando eu sabia que não estava tão bom assim e a versão final dos trabalhos vinha com trezentas modificações; que o esforço que eu sentia estava sendo maior que a recompensa. Que a coisa que eu mais prezava ali era a companhia das minhas colegas de trabalho (SAUDADE!!!) e, bem, eu não tenho filhos pra criar, nem prestações a vencer, e não havia nada que me obrigasse a continuar ali. Chegou a hora de chutar tudo pro alto. (Mesmo porque, em um contrato de estágio, você tanto pode decidir não voltar mais amanhã, como eles podem decidir que não querem mais você, e ninguém tem nada com isso).

Porque estou a ponto de largar tudo
E viver aquilo que eu acredito
Não posso fazer nada agora
A não ser confiar que você me sustentará
Quando eu largar tudo


Estágio é assim: dura enquanto todos têm benefícios. Quando os benefícios diminuem, e isso uma hora acontece, a gente leva com carinho as coisas que aprendeu para as oportunidades que virão, e deixa uma porta aberta com as pessoas que, afinal, vão sempre fazer parte da sua rede - se você não resolver mudar de profissão para uma área completamente diferente, morando em um planeta perdido em uma galáxia distante. É hora de experimentar; e eu, que já sou doida pra experimentar coisas novas, gosto muito da ideia de poder estagiar um pouquinho em cada área desse oceano jurídico, que é bem grande. Continuo a nadar, às vezes aproveitando as correntes, às vezes lutando pra fazer meu próprio caminho. (Quem disse que nunca vale a pena?)

Eu já vi sonhos que movem montanhas
Esperança que nunca acaba
Mesmo quando o céu está caindo
Eu já vi milagres acontecerem
Orações silenciosas sendo respondidas
Corações machucados se renovarem
É o que a fé pode fazer


Com um empurrãozinho eu decidi que precisava me dedicar a outra área. Não deixar o Direito - eu amo o que eu faço. Me dedicar também a outra área que eu também amo. Porque um pessôoo me convenceu que eu preciso ter dez mil horas de prática pra aumentar a minha capacidade, e porque eu sabia onde encontrar a oportunidade perfeita pra obter muitas horas de tradução. Foi por causa de uma porta aberta com aquele meu cliente que eu o resgatei nos meus emails exatamente no momento em que ele procurava alguém pra fazer essa tarefa. (Posso ouvir a Katie dizendo 'It's such a God-thing!'). Então, é bom variar as águas por onde eu nado. Ou misturar as correntes. Estou sentindo que essas vão me empurrar bem adiante!

Cedendo à sua gravidade
Sabendo que você está me segurando
Eu não tenho medo


Então veio um furacão e deliberadamente cortou a energia elétrica do lugar onde eu morava, pra me forçar a sair dali bem rapidinho. Foi uma semana até improvisar uma 'casa' nova, em um lugar ainda mais longe - coisa boa pra dar uma dor nas costas é mudança! Eu, que tenho carinha de vinte, mas corpinho de sessenta e dois, estou toda entrevada. Mas quem disse que essas mudanças também não podem ser boas? Ainda que forçada, eu consigo entender alguns benefícios. Por exemplo, dormir no mesmo quarto e pegar o mesmo ônibus que o meu irmão todos os dias está nos aproximando mais - sempre achei muito preocupante o casulo adolescente dele. E faz muito mais sentido plantar uma igreja quando você mora ali do ladinho (ou melhor, nos fundinh - okay, vamos deixar de ladinho), do que quando você mora em ooooutro bairro, longe de todo aquele povo que você quer apresentar a Jesus!

Eu vou andar pela fé
Mesmo quando não conseguir ver
Porque esse caminho esburacado
Prepara à sua vontade para mim


Enfim, os bons ventos me levam em uma direção não muito certa. São ventos suaves, mas há muita neblina no caminho. Muitas águas ainda vão rolar nessa corrente, e eu me deixo levar. É claro que é melhor ficar quieta sobre o que você ainda não ter certeza do que ficar falando sobre o que você acha que vai acontecer. Então eu fico quietinha e deixo acontecer ♪naturalmen - corta!! Posso não saber bem onde estou indo, mas não preciso saber muita coisa. Só ♫continue a nadar, continue a nadar...♪

Tu me guias e não me deixas cair
Tu me levas bem perto do teu coração
E certamente tua bondade e misericórdia me seguirão


PS: A Lisa diz que faz posts gigantes porque só escreve uma vez por semana. Considerando que esse é o primeiro post do mês, ficou até pequeno, né?
PS²: Pois é, a pessoa criativa aqui misturou as músicas das semanas passadas no post!
Na ordem em que aparecem:
Move Forward - Bethany Dillon
Let Go - BarlowGirl
What Faith Can Do - Kutless (posso dizer que cumpri minha obrigação com essa música?)
I'm Letting Go - Francesca Battistelli
Walk By Faith - Jeremy Camp
All The Way My Savior Leads Me - Chris Tomlin