domingo, 7 de abril de 2013

Mural da Vergonha

Eu tenho grandes defeitos. Todo mundo tem e sabe disso. Difícil mesmo é assumir pra todo mundo. Ou pior, ter essas características indesejadas esfregadas na sua cara. Tem como ficar pior que isso? Mas é claro, como aprendemos com o Tio Murphy. Nada, nada mesmo é pior do que assistir alguém com os seus defeitos sofrendo com as consequências deles. Existem personagens que a gente ama e que, no fundo, são insuportáveis, assim como nós. Mas nós os amamos porque nos identificamos com eles.

Eu sou a Katniss. Grossa, orgulhosa, estúpida e tapada. Muita gente aplaude essa capacidade de dizer as coisas na lata, mas na maioria das vezes dizer o que pensa é um defeito. Que lê as pessoas de maneira errada e se fecha para conhecer. Desconfiada e marcada, etiquetando as pessoas desconhecidas e afastando-as deliberadamente. Impulsiva, que muitas vezes se sacrifica, muitas vezes em vão. Que luta a guerra dos outros sem saber, perseguindo um objetivo que sabe que é impossível.

Eu sou a Monica. Louca, obsessiva, competitiva e manipuladora. Meus amigos adoram o fato de eu ter tantas respostas na ponta da língua, mas precisar saber tudo o tempo todo é um fardo. Eu gosto de culpar meus pais nesse ponto, mas pessoalmente também gosto da sensação de saber tudo. É claro que isso me torna uma chata de galochas. Uma maluca que precisa que todas as coisas estejam do seu jeito. Que não admite que misturem a segunda e a terceira pessoa na mesma frase. Ou parágrafo. Que faz questão que todos em redor concordem consigo. Que fica sempre procurando provar alguma coisa para alguém - qualquer um - que não está nem aí.

Eu sou a Kate. Briguenta, intrometida, exagerada e nervosa. Eu quero ajudar as pessoas vivendo por elas, me metendo em assuntos que não são meus. Tenho essa necessidade de saber sempre o que está acontecendo com todo mundo, e de querer colocar a vida dos outros nos eixos - nos meus eixos. Eu tenho reações exageradas às menores bobagens. Eu brigo pelas coisas mais absurdas. Eu me irrito com besteira.

Eu queria ser Prim, Phoebe e Jennifer, mas eu não sou. Pelo menos eu sei quem eu sou. Katniss Everdeen, Monica Geller e Kate O'Malley estão no meu mural da vergonha, pra me lembrar quem eu sou. Pra que eu não deixe passar vinte e quatro horas antes de pedir perdão pra quem eu andei xingando por aí. Para não surtar com coisas idiotas e parar de brigar por bobagem. Para deixar as pessoas que eu amo viver a vida delas e receber as pessoas de braços abertos, sem julgamentos. E amar mais e melhor.