sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleições

Parece que, apesar de aprovada, a Lei da Ficha Limpa - de iniciativa popular - acabou não sendo grande coisa. Os candidatos estão conseguindo todo tipo de liminares para livrar a própria cara. Há, inclusive, uma no Maranhão pergunte-se você por causa de quem, onde o TRE entendeu que a lei não vale para condenações anteriores à sua aprovação. Assim é fácil, né?

Por isso que precisamos ficar de olho mais do que nunca ô loco, meu! nesses candidatos principalmente nos hipócritas que se rasgaram em elogios à lei, mas depois de aprovada correram para se proteger dela ;)
Cada vez temos mais ferramentas na internet para nos ajudar a exercer esse controle. Só assim essa democracia fica mais democrática. Então o que está esperando?

O Projeto Transparência Brasil objetiva combater a corrupção através da informação. Dentro do projeto há vários sites que servem como ferramenta para que nós, eleitores, estejamos de olho em quem colocamos lá em cima, entre eles o Excelências que traz informações sobre os senadores e deputados federais e estaduais, além dos vereadores das capitais.

Outro projeto interessante é o Vote na Web, que abriga todos os projetos de lei do Congresso Nacional. Além de poder acompanhar os votos dos deputados e senadores, você também pode votar simbolicamente e discutir os projetos. Interessante é ficar comparando os votos dos políticos e dos internautas nos projetos que já tramitaram.

Mas esses são instrumentos para aqueles que já estão lá. Antes de votar em alguém é importante que você faça alguma investigação sobre essa pessoa. Ah, e que você, preferencialmente, vote em quem você pode cobrar depois. Não em quem vai te dar ou te deu isso ou aquilo, ou que vai defender os seus interesses e da sua turma... Os políticos devem governar para o país/estado inteiro, não para uma porcentagem da população que constitui seu curral eleitoral ;)