quarta-feira, 28 de julho de 2010

Unfollow

Todo mundo tem que ser útil um dia. Hoje estou fazendo a minha parte com duas utilidades para vocês de uma vez só. Viu que legal?

A primeira é rapidinha para leitores de blogs. Não é nada novo, eu já uso há um tempão. É que depois de explicar três vezes do que se trata achei que alguém mais poderia desconhecer a 'ferramenta'. Google Reader. Ele reúne todos os blogs que você lê depois que você 'diz' pra ele quais são, né? e cada vez que um blog for atualizado o Reader atualiza também.

É fácil porque assim eu não preciso visitar os mais de 80 blogs que eu leio para saber se tem post novo... Fica sempre aberto no meu computador e é o Google dominando a vida das pessoas quero dizer a minha com meus quase dez inseparáveis aplicativos Google. Só existe um defeito no Reader: não dá pra comentar. Então, vc que me lê no Reader Oi, Cintia! não se esqueça de passar aqui e comentar. É falta de educação ler escondido. Apelei?

A segunda e ainda mais importante é para os colegas de blogosfera. Se espantou com os mais de 80 blogs que eu leio? Seria muito mais se eu não tivesse que parar de seguir alguns blogs. Aqui vão os motivos que me levam a desistir de um blog:

1) Posts incompletos
Você achou que colocando só uma parte do post a pessoa ficaria com vontade de ler mais e visitaria sua página? Doce ilusão... Se seu post for legal, as pessoas terão que visitar sua página para comentar, então capricha que é melhor, ta? Posts incompletos no feed dificultam a vida do leitor e não é isso que você quer, certo?

2) Atualizações demais
Tem muita coisa pra falar? Vai com calma! Atualizações demais enchem o painel de navegação. Não sobrecarregue seus leitores. Uma postagem por dia é um limite bom, duas num dia excepcional. Pra quem escreve posts curtinhos, pode postar mais, mas não exagere! Segui um blog que colocava pelo menos vinte posts por dia. Mereço?

3) Falta de conteúdo
Não, você não precisa escrever um post por dia. De vez em quando escrever o que te der na cabeça está bem. Mas tenha dó, seus leitores querem/precisam/merecem ler isso que você está escrevendo? Se você está escrevendo só por escrever, deixa pra outro dia. Lapsos de criatividade de um, dois dias são aceitáveis. Uma semana escrevendo sem ter o que dizer é demais.

Retribuindo a indicação, a Cintia, do Free to be me, tem mais dicas para o seu blog. Passa lá!