terça-feira, 24 de agosto de 2010

Adultos

Se você quiser, pode me chamar assim, de adulta. Mas duvido que queira. Primeiro, porque eu tenho cara de criança, ninguém me dá moral. Depois, porque esse negócio de ser adulto muito chato. Sabe, essas adultices, esse negócio de coisas que os adultos fazem? Não entendeu?

Por exemplo, adultos escrevem blogs sobre política, economia, cinema - como críticos de verdade, não asisstidores de filminhos água com açúcar - essas coisas de gente séria e importante. Uma adulta de verdade não faz um post só pra dizer que foi namorar e volta já hehe, nem fica doida pra escrever um texto só porque suas amigas blogueiras estão escrevendo e ela acha super legal uma blogagem coletiva espontânea.

Como a Vanessa me explicou, adultos de verdade não carregam garrafinha de água na bolsa, por mais 'minha mãe mandou' que isso possa parecer. Porque adultos de verdade, quando sentem sede, param em algum lugar pra tomar alguma coisa. Ou melhor, não param. Compram e saem correndo, porque a vida tem pressa. E eu não sei de onde eles tiram tanta pressa, minha gente!

Adultos de verdade não saem de casa com uma garrafa vazia pra encher no bebedouro da faculdade. Não sentem as pernas bambas quando terminam uma prova. Nem ficam em dúvida sobre que bolsa levar. Adultos de verdade têm uma bolsa muito séria e chique, já reparou? Aliás, adultos de verdade devem ter no mínimo mestrado, né? E escrever um livro ou dois... Mas nada livros de historinhas, viu? Livros de gente séria e importante, falando de assuntos sérios e importantes. Do tipo que a gente até se espanta quando gosta. Vai ver que o assunto é bom mesmo.

Eu tenho um sério problema com essa história de adultice. Eu acredito - e tentem me provar o contrário - que a faculdade de Direito é um enorme criadouro de adultos de verdade. Jovenzinhos cheios de espinha na cara e mochila nas costas já tem que aprender a usar terno e gravata, o que é esquisito pra caramba. Mas sabe o que é? Ninguém confia em um advogado, juiz, promotor, delegado, procurador, consultor ju´ridico, que seja... se não achar que é um adulto de verdade. Sabe qual é? Aquele escritório milimetricamente organizado, com móveis em madeira escura e carpete, e uma enooooooorme estante de livros grossos, de capa dura. Coisa de gente séria. E adulta.

Lembro que no meu antigo estágio eu tinha que me vestir de adulta. Aprendi isso na marra quando me perguntaram, 'Oi, menina, a sua mãe ta ai?' Acho que adultos de verdade teriam vergonha de falar uma coisa dessas assim. Mas quer saber? Quero mais que esses adultos de verdade vão todos jogar xadrez, golf, ou sei lá o que os adultos fazem, todos ao mesmo tempo, e nos deixem em paz. Quero mais espontaneidade nessa vida!

Adultos de verdade não fazem um texto tão grande pra falar de uma coisa tão aleatória, fazem? Não. Eles nem fazem um texto aleatório... Tadinhos!

Outras adultas fajutas:
Mona, que ainda nem postou o texto dela. Cadê a responsabilidade? O compromisso com a causa?