quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sem Carro

E aí que ontem eu já me preparava psicologicamente para o que eu achava que encontraria hoje. Ônibus, tubos e terminais de integração dez vezes mais cheios, com a torcida de que tivessem a consideração de colocar mais ônibus nas linhas mais movimentadas. Não sabe do que estou falando? Pois parece que não é só você. Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, mas só pra quem não tem.

A infraestrutura de transportes públicos curitibanos contava com o mesmo movimento de sempre. As ruas com o mesmo fluxo de carros de sempre. Os estacionamentos no centro estão lotados como sempre. E eu ainda nem vi as bicicletas de que ouvi falar. Até pensei que fosse dar tudo errado, mas até o sol apareceu hoje em Curitiba. O trânsito é que é o de sempre. Uma pena!

Eu, que não vejo nenhum problema em andar de ônibus pra lá e pra cá - e acho condenável você sair de sua casa gastando sozinho o que poderia dividir com mais quatro pessoas. Não falo só do combustível, amigo. Seu carro ocupa um lugar a mais, é um poluidor a mais e não vai chegar mais rápido que o coletivo. É claro que um automóvel é útil! Para usar nos fins de semana, em emergências, para sair com crianças (criança em ônibus dá um trabalho!!)

Isso me faz pensar por que as pessoas saem de carro sozinhas quando poderiam muito bem usar outro meio de transporte? Eu amo pensar em porquês Por que acham uma pobreza andar de ônibus? Por que quando completaram dezoito anos foram logo tirar a CNH e ganharam um carro do papai? Por que tem preguiça de pensar? Por que são egoístas? Por que não gostam de cruzar com outras pessoas?

PS¹: Você acha que não consegue viver sem seu carro porque precisa sair o tempo todo? Inventaram um negócio chamado bicicleta que...
PS²: Alguém quer me dar uma bicicleta?
PS³: Três meses de Com tudo o que sou!! Viva!! Não parece que faz mais tempo? Acho que é por causa do Pirralha =P
PS4: Olha só o povo reclamando do trânsito! Vá de Galinha