quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Desafio Literário 2011

Essa é a segunda edição do Desafio Literário. Na primeira eu até fiquei sabendo, mas não me empolguei, não. Algumas amigas minhas participaram e eu fiquei na vontade. Bem feito! Dessa vez eu não deixei passar!

A lista deu trabalho pra fazer. Os temas são mais difíceis, alguns até de definir, mas gostei muito de pesquisar sobre esses livros e não vejo a hora de começar. A maior parte desses livros pode ser considerada como clássico de alguma coisa. E grande parte desses autores são famosos que eu enrolei pra conhecer. (Eu nunca li Gabriel García Marquez. É grave, dotô?) Escolhi dando preferência aos títulos que posso encontrar na biblioteca da UFPR. Vai que não consigo comprar, né?

Janeiro - Infanto-juvenil 
Eu achei que seria fácil... mas foi difícil demais de escolher! Ainda mais porque são proibidas releituras e eu li muuuuuito quando criança. Ai, que vontade de ler de novo o Sitio do Pica-Pau Amarelo!
As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Os Meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár

Fevereiro - Biografia
Sempre tive preconceito com biografias. O que eu quero saber da vida dos outros? Pra mim sempre bastou saber o mais importante e pronto. Aí meu chefe me emprestou a biografia de Mauá. Incrível. Eu tinha escolhido a biografia de Einstein, Sutil é o senhor, mas vi que tem umas partes complexas de física e... deixa pra lá, né?
Olga - Fernando Morais
Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída - Kai Hermann e Horst Rieck

Março - Romance Épico
Que raios é um romance épico? Primeiro pensei ser um livro que tratasse um momento importante da história.  Aí vi que Dom Quixote está nessa categoria. Não ajuda muito, eu li quando criança. A explicação: romance épico é a saga de um herói. Foi o que me disseram.
Portões de Fogo - Steven Pressfield
O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda - Thomas Malory

Abril - Ficção Científica
Dois livros muito famosos, e eu tenho muita vergonha de não tê-los lido ainda. Sem mais.
1984 - George Orwell
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Maio - Livro-reportagem
Eu amo histórias reais! O Diário de Anne Frank tem um lugar especial em meu coração. Nunca ouvi falar de nenhum dos dois livros, mas a sinopse me deixou curiosa.
A Batalha de Sarajevo - Leão Serva
A Sangue Frio - Truman Capote

Junho - Peças teatrais
Sabe o que foi difícil? Não escolher duas peças de Shakespeare...
O Mercador de Veneza - William Shakespeare
O Bem-Amado - Dias Gomes

Julho - Novos Autores
Confesso: não sou de coisas novas. Músicas recém-lançadas, autores em início de carreira eu sempre demoro pra conferir. Sabe como é... eu, enjoada, vai que não gosto? Tanto é que escolhi esses porque já me foram recomendados.
Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael
Perseguiçao Digital - Loraine Pivatto

Agosto - Clássicos Brasileiros
Sabe o que foi difícil? Não escolher duas obras de Machado de Assis... E olha que eu tenho um caso de ódio por Dom Casmurro!
O Alienista - Machado de Assis
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Setembro - Autores Regionais
Tenho arrepios quando ouço o nome 'Dalton Trevisan'. Não vou com a 'cara' dele de jeito nenhum. Não li nem pro vestibular. Mesmo assim, não tive muita escolha...
O Último Baile do Império - Aline Negosseki Teixeira
A Faca no Coração - Dalton Trevisan

Outubro - Nobel de Literatura
Escolhi primeiro os autores. Depois as obras. Tudo muito, muito difícil. Quem disse que a vida é fácil?
Ratos e Homens - John Steinbeck
Cem Anos de Solidão - Gabriel García Marquez

Novembro - Contos
Queira alguma coisa de Nelson Rodrigues. E uma opção que não fosse de contos brasileiros.
100 Contos Escolhidos - Nelson Rodrigues
A Primeira Esposa e outras histórias - Pearl S. Buck

Dezembro - Lançamentos do Ano
Bom, ainda não foram lançados, né? Peço às editoras que colaborem para lançar livros bem legais em 2011!

Difícil vai ser esperar pra ler!