terça-feira, 19 de outubro de 2010

Clouds - Robin Jones Gunn

Sabe o que é não conseguir largar um livro até terminar de ler... às 4:14 da madrugada? Vou adiantar: eu AMEI esse livro. Fiquei um tempão acordada, virando pra lá e pra cá, pensando nos últimos acontecimentos da 'vida' dos meus amigos que não existem. Contudo, se você quiser saber uma segunda opinião, leia a resenha da Cintia.

Shelly é aeromoça e morava com a Alissa, protagonista do Sunsets, mas por causa do seu trabalho volta a morar na casa dos pais em Seattle. Em meio a todas as lembranças da infância, o seu primeiro amor, que ela mesma enterrara no fundo do coração para viver seus sonhos e conhecer o mundo, volta como a mais dolorosa das lembranças. Ela sequer tem uma pista de onde seu antigo vizinho pode estar, mas tem a certeza que não tinha aos dezoito anos: ela o ama.

O livro é cheio de coincidências, mas se você quer saber, eu não acho nada forçado. Quando duas pessoas são feitas para ficar juntas, não há nada que impeça. Tudo concorre para este fim, para a história que já foi escrita antes do seu nascimento. A cada coincidência na minha vida eu vejo Deus agindo para me fazer feliz.

A maior parte do livro se desenvolve nos poucos dias em que ela está na Alemanha e encontra Jonathan, o vizinho, amigo de infância, ex-namorado e quase-noivo, agora noivo de uma mocinha espevitada que não tem Simancol para perceber 'climas'. Curti muito essa parte. Porque eu finjo que estou estudando alemão, amo a Alemanha ô lugar pra ser lindo! e porque... Poxa vida! Essa é a parte mais importante do livro! Shelly faz um bocado de reflexões lindas que fazem toda a diferença no resto da história...

Agora vou parar antes que comece a contar a história toda!

PS: Uma consideração sobre a Série Glenbrooke: no fundo é a história de Jessica e Kyle. Não há um livro que não fale deles. Estão em todas. Que bom pra mim!
PS²: Existem algumas 'partes' em alemão. Mas são coisas primárias, como Obrigada, Bom dia, Sim, Não...