segunda-feira, 5 de março de 2012

Vamos falar de coisa boa?

Não, não é um post sobre a Iogurteira Top Therm, mas poderia ser. É um post sobre aquele assunto que pode ser o melhor do mundo, mas que as pessoas continuam fugindo. Ei, não pare de ler. Vamos conversar sobre política. Afinal, por que as pessoas normais querem mudar de assunto nessa hora como quem muda de canal quando começam a falar da incrível filmadora mais vendida do Brasil? Diferente dos incríveis cogumelos do sol - apesar de haver quem jure que funciona - a política vai mudar a sua vida. Eu sei disso porque ela já mudou e continua mudando a sua vida. Não adianta fugir do assunto. Não falar de política não muda o fato de que a sua vida depende disso, só o torna uma pessoa inconsciente sobre o que acontece ao seu redor.

Em algum momento da história a política, que era assunto que que interessava a quem era interessante, deixou de ser interesse da população. (Aliás, a expressão interesse político hoje tem caráter pejorativo, referindo-se à má vontade dos políticos para beneficiar a população). Todos aqueles direitos conquistados pelas mulheres, negros, estudantes e outras minorias pareciam nada pra uma geração anestesiada, incapaz de sentir os choques elétricos da vida implorando para que se levantassem. Estava muito bom assim. Cômodo. Tranquilo. Não havia mais nada a fazer. O mundo é ruim porque as pessoas são ruins. Lutar contra uma coisa ruim só vai servir pra deixar lugar para outra coisa ruim aparecer. É isso mesmo, produção? Vamos nos conformar? Vamos ficar calados? Vamos ficar cegos sem sequer querer saber o que está acontecendo?

Por isso que eu digo que eu não me conformo. Nunca. Não dá pra sentar e estudar e trabalhar e sair e voltar e assistir televisão e ler um livro sem poder pensar sobre o que tem acontecido. Sobre o que sempre acontece. Não dá pra não saber como o mundo funciona. Por isso às vezes eu me pergunto como é que vivem as pessoas que não são de Humanas e não entendem bulhufas da Constituição, da ciência política, da filosofia, da sociologia... (mas é claro que eu não estou dizendo que só entende disso quem é de Humanas, né, gente?) como vivem? Sério, como vocês vivem sem saber quantos impostos vocês pagam? Ou como funciona o orçamento público? Ou sem saber que a nosso sistema bicameralista é inadequado?

Vamos falar de coisa boa? Afinal, a política não vai deixar de ser uma nódoa na nossa roupa novinha em folha enquanto não começarmos a falar sobre isso. Você, que vive nesse planeta, tem que saber o que é esse negócio que a Dilma - que, por sinal, é a presidente dessa república, sabiam? - chamou de 'tsunami monetário' e o que o dólar, a crise na Europa e o Brasil têm em comum. Você, que vive nesse país, pelo amor de Deus, que esse ano temos eleições municipais! Você, por favor, tem que saber em quem você votou, tem que acompanhar quem está decidindo por você. Tem que saber sobre as reivindicações dos ciclistas nas grandes cidades do país - principalmente se você mora em uma metrópole. Você precisa ter uma opinião. Pra ter voz. Pra ser um cidadão, e não um idiota.