quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nesta data querida

Conheço pessoas que não gostam de fazer aniversários, que escondem a idade, pintam os cabelos, e que acreditam na etiqueta que diz que é indelicado perguntar a idade dos outros. Conheço pessoas que fazem contagem regressiva de 365 dias para o próprio aniversário. Conheço pessoas que, no dia do aniversário, têm vontade de escrever "aniversariante" na testa só para ganhar parabéns de todos que encontrar na rua. Conheço pessoas que simplesmente não comemoram os aniversários. Hoje é aniversário de uma delas.

Eu gosto dos aniversários. É o tipo de data simbólica mais importante de uma pessoa porque significa a sobrevivência. Fazer aniversário é um dom porque a vida, embora para alguns seja muito difícil, a vida ainda vale a pena. E a sobrevivência neste mundo cruel onde pessoas se matam por uma coxinha de frango é algo notável.



Ao aniversariante do dia, meus sinceros parabéns pela sobrevivência nestes vinte e três anos. Sua vida nunca foi fácil, mas você ainda está aí. Passou por mais este checkpoint. Eu lhe felicito não por obrigação social ou por achar oportuno lançar desejos vazios de significado sobre uma pessoa só porque ela tem uma nova idade, mas porque o admiro como vencedor de vinte e três batalhas. Com uma pequena exigência: que venham muitas outras vitórias e que eu esteja com você, mesmo quando as circunstâncias não estiverem em seu favor. Feliz ano novo.