terça-feira, 27 de julho de 2010

Ilegal, Imoral e Errado

Ilegal é aquilo que é contrário à lei, uma norma imposta pelo Estado à sua população. Imoral é aquilo que foge às convenções de uma sociedade. Errado é a minha palavrinha para antiético, aquela coisa que no fundo a gente sabe que não está certo, mesmo se ninguém ficar sabendo, sabe? Definições oficiais são muito complicadas, aliás, acho que ninguém conseguiu definir lei, moral e ética direito. Essas são simples explicações do que é lei, moral e ética para mim.

Acontece que nem sempre uma coisa é ilegal, imoral e errada. Muitas vezes a moral e a ética estão do lado da ilegalidade. Por exemplo: é ilegal destinar recursos públicos para benefício de particulares. Mas se uma cidade só tem uma ambulância - que já está ocupada -e há uma emergência, é imoral ou errado colocar gasolina no carro de um particular com dinheiro da prefeitura para levar o doente ao hospital mais próximo? E quando a própria lei é imoral e antiética? Como a lei que dá direitos iguais aos sócios que tem cotas iguais em uma sociedade, mesmo que apenas um deles trabalhe para que a empresa prospere...

O problema é que se a gente pensar muito nisso dá um nó no cérebro. Olha só... desobedecer a lei é errado. Mas se a lei também for errada, o que fazer? E quando a coisa certa a fazer é ilegal, a coisa certa é também errada?

Sem falar naqueles pontos de discussão... É errado traduzir, distribuir, etc livros? E quanto às músicas, filmes, séries... É errado ou não? Eu acredito que o negócio com a distribuição da cultura já descambou de vez. O jeito é que se adapte quem ainda quer ganhar dinheiro com isso... Dizem que é ilegal, mas já vi tanta brecha que a questão é saber se na hora da ação a história vai colar ou não... Quanto à moralidade, é discutível. Argumentos bons existem dos dois lados e eu nem preciso dizer de que lado estou.

Alguém já se encontrou na encruzilhada entre o ilegal, o imoral e o errado?