terça-feira, 31 de agosto de 2010

Feio, chato e bobo!

Sabe qual é a coisa mais irritante do mundo? Gente que só sabe criticar. Meia hora de buzinação no ouvido alheio enumerando todos os aspectos negativos de certa pessoa-grupo-evento-whatever. Sabe como é? Gente que só sabe reclamar? É, reclamar. Não são aquelas críticas que você faz mostrando um jeito melhor. Não é nada dito com amor. ?Aliás, dificilmente é dito na cara. Isso me irrita desde sempre, mas não é o pior de tudo. Irritantes mesmo são os motivos porque uma pessoa desembesta a desferir comentários venenosos e pontiagudos.

Ah! Não brinco mais! Rejeição. Às vezes nem é à pessoa. Pode ter sido uma ideia que ela achou maravilhosa. Ela e mais ninguém. Daí nada mais presta. Não é ridículo? É como o piá pançudo dono da bola que toma a brincadeira de todo mundo porque nem todos os seus desejos se realizaram. A diferença é que todo mundo continua brincando. Só uma pessoa sai perdendo: o bocó reclamão.

Não se misture com essa gentalha. Orgulho exige ponderação. Pessoas extremamente orgulhosas são nojentas, eu sei, mas pessoas sem orgulho nenhum dão desespero na gente, quer dizer, em mim. (Orgulho = sentimento de satisfação pela capacidade ou realização; sentimento elevado de dignidade pessoal.) Pelo menos as pessoas orgulhosas-de-menos não ficam criticando os outros. (Se bem que a auto-crítica voraz também me dá arrepios). Se você se acha muito bom nesse trabalho, pare de criticar os outros e mostre como se faz. Eu evoluo, tu evoluis, ele evolui, nós evoluimos...

Bom dia por quê? Algumas pessoas são chatas assim, de graça. Quer dizer, alguma coisa deve ter acontecido na vida desse ser humano pra deixar o caldo azedo desse jeito, mas não se preocupe: provavelmente a culpa não foi sua. A rabunjice dessas pessoas não as permite apreciar a vida. Elas precisam ver defeito em tudo, talvez para compensar sua vida defeituosa, ou quem sabe seja só pra encher a paciência dos cidadãos de bem desse Brasil.

Conhece mais algum motivo pra rabunjice? E a cura, alguém tem? Alguma coisa que não seja interior, sabe? Pode ser injeção, comprimido, balde de água fria...