sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estágio Novo

É incrível como os melhores estágios caem no meu colo sem que eu sequer tenha pensado neles. Porque estágio  se mede pelo aprendizado, não pela quantia de horas ou pelo valor da bolsa. Meu primeiro estágio foi uma oportunidade incrível para quem tinha acabado de terminar o primeiro ano. Até hoje não vi outro que aceitasse uma estagiária tão nova para um trabalho tão sério. Geralmente o pessoal do primeiro ano trabalha com a parte mais 'mecânica' do negócio, usa mais braços e pernas do que cabeça. Eu fazia todo o trabalho que um advogado faz, e olhe só, entrei sem concorrência nenhuma porque pagava pouco!

Quem me acompanha sabe como eu tenho procurado por estágios desde... março. Definitivamente esse período foi mais longo do que eu pensava, mas hoje eu sei que seria muito mais difícil chegar até aqui se eu tivesse conseguido uma daquelas vagas. E eu não teria conseguido essa. Incrível. Maravilhosa. Inimaginável. Até meu namorado ficou com inveja¹.

Me candidatei a outra vaga, que já estava ocupada, e essa caiu no meu colo. Um trabalho totalmente acadêmico: fazer, digitar e organizar fichamentos, traduções, pesquisas da bibliografia de um bi-doutorando. Ele faz dois doutorados ao mesmo tempo. Existe gente mais doida que eu. Que fique claro que primeiro ele lê, e depois me passa, ta? Recebo os livros todos grifados e anotados a lápis.

Dedicação de quinze horas por semana, perfeito pra quem estuda em dois períodos. Eu tenho o que eu gosto e o que eu preciso: uma biblioteca incrível e atualizada e direcionamento para as minhas leituras. (Eu não consigo me prender a um tema. Gosto de tudo. É difícil escolher!) Além do mais, o meu chefe patrão ainda não sei como chamá-lo tem a maior atenção do mundo pra responder às minhas perguntas. Ele ganha tempo, eu aprendo a lot. Bom demais.

¹ Um dos doutorados é em Economia. Ele (meu namorado) é doido com Economia. Estou com um monte de livros dos sonhos dele na minha estante ;)