terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Auxílio reclusão - resposta a uma corrente de emails mentirosa

Antes das eleições recebi um email incentivando o voto nulo com informações falsas sobre o código eleitoral. Minha consciência não me deixou simplesmente enviar o email mentiroso para a caixa de spam. Respondi por acreditar que quem me enviou também estava sendo enganado. 

Hoje recebi mais um email falso falando sobre o auxílio reclusão. Com letras enormes e coloridas, queriam me convencer de que o auxílio-reclusão dá a todo presidiário um 'salário' de 810 reais por filho. O ANALFABETO FUNCIONAL que originou esse email ainda dá o site da Previdência Social como referência. Acessando o link do email podemos ter acesso a todas as informações que contradizem àquilo que disse essa... Melhor não dar nomes bonitos às pessoas, né? 

Bom, aí vai a minha resposta ao email, que eu sugeri a quem me enviou que repassasse a todos que poderiam se indignar com o conteúdo falso do email anterior, e ele conscientemente assim o fez: 

O auxílio-reclusão é um benefício que só recebem os dependentes do presidiário que é contribuinte do INSS e que trabalha (com carteira assinada ou como autônomo, como qualquer contribuinte do INSS). O valor do benefício corresponde a 80% da média dos maiores salários de contribuição. O número de filhos não faz diferença. O valor de R$ 810,00 é o limite máximo do último salário-contribuição para o recebimento do benefício e, portanto, o valor máximo de auxílio reclusão. O valor médio de recebimento por família nesse ano foi de R$ 588,43. 

O direito de auxílio-reclusão não é simplesmente um direito do preso, mas um direito do contribuinte e beneficia não o preso, mas a sua família, da mesma forma que beneficia aqueles que recebem pensão por morte. A notícia divulgada nesse email é realmente indignante, mas o seu conteúdo é falso

Não podem pagar por um crime aqueles que não cometeram - cônjuge, filhos, pais. O mesmo direito dos dependentes do contribuinte preso, têm os dependentes do contribuinte morto. A base de cálculo da pensão por morte é a mesma: 80% da média dos maiores salários-contribuição. 

É bom lembrar que criminoso não é só quem mata e rouba. Igualmente é crime molhar a mão do guarda, publicar tweets de conteúdo racista e xenofóbico, fazer gato, assediar a estagiária, ligar o Luan Santana no último volume às três da manhã, fumar maconha, fazer ou pedir nota fiscal fria... 

Não existem níveis de honestidade.

Todas as informações desse email podem ser conferidas no site da Previdência Social (Aconselho que se leia o tópico Perguntas e Respostas em Auxílio Reclusão) e no Código Penal

Se você já encaminhou um email divulgando o "absurdo do auxílio reclusão" ou já ajudou a espalhar a notícia de algum modo, aconselho que divulgue esse post. A ignorância é a pior doença.