domingo, 30 de janeiro de 2011

Coisas de FDP

Existem coisas que  só os muitos anos de igreja fazem com a gente. Como conhecer todas as músicas antigas que alguém puder cantar, decorar as frases de efeito do pastor/líder de jovens/líder de louvor, ou saber todo o sermão do pastor a partir da introdução. Convenhamos, depois de um tempo as coisas tendem a ficar meio previsíveis. A Bíblia é infinita, podemos ler diversas vezes e sempre há algo novo, mas isso nem sempre acontece com as pessoas.

Além do mais, tem aquele negócio das palavras crentes. Ué, não sabe? Palavras crentes são aquelas que você com certeza vai ouvir no meio do culto. Dá até pra brincar de bingo. Aleluia, bênção, obra, soberano, misericórdia, graça, maravilhoso, irmão... Entenderam, né? Daí tem também as fórmulas mágicas. Tá, não são mágicas. É só modo de dizer. Mas são aquelas receitas que a gente já decorou, geralmente tiradas de algum versículo como 'Se o meu povo que se chama pelo meu nome se HUMILHAR e ORAR e ME BUSCAR e SE CONVERTER...'

Com tantos lugares comuns e depois de ouvir pelo menos um sermão para cada semana de vida, não é difícil achar um sermão previsível. Tanto é que quando eu e meu irmão sentamos juntos - o que não é fácil, já que eu fico lá com o pessoal do louvor e ele fica no notebook operando o projetor. No domingo passado fomos em outra igreja e o pastor pregou sobre Andar A PÉ com Jesus. A PÉ era um acróstico. O texto base era aquele da filha de Jairo. Depois que o pastor falou que o primeiro passo era ACREDITAR, ele me cutucou e sussurrou: "Pedir e Entregar".

Era a minha vez de 'adivinhar', mas ele mandou muito bem no P. Só que no E existem muitas opções. Dei meu lance:
- Esperar.
- Esperar onde? Não tem nada aqui de esperar. Tem entregar. Ele entregou a filha nas mãos de Jesus e ela ficou boa.
- Mas ele teve que esperar a mulher com o fluxo no caminho.

Nisso o pastor tinha chegado ao segundo ponto do sermão. "Mas não basta acreditar. Deus sabe das nossas necessidades, mas ele quer ouví-las. Precisamos PEDIR." Já ouviram essa?
Ponto pra ele. Eu já sabia que esse Pedir era imbatível. A partir daí, prestamos a mais absoluta atenção para captar bem a hora em que ele chegaria no ponto seguinte, cada um na torcida. "Entregar, entregar, entregar..." Esperar, esperar, esperar..."

Quando ele chegou ao terceiro ponto, eu tive que me segurar pra não gritar WIN. Acho que a diaconisa de plantão foi a única que percebeu a movimentação na comemoração silenciosa. Ele ainda tentou argumentar, dizendo que pé tem acento, mas entregar também não tem acento. Ficou esperando um quarto ponto com um segundo E de Entregar. Só deu o braço a torcer quando o pastor mandou abaixar as cabeças. Mais uma.

Se filho de pastor é uma peste, imagine dois. Imagine juntos. Como diz meu avô, Deus me livre! hahaha

Acho que eu não preciso dizer pros chatos de plantão que a gente prestou atenção no sermão, apesar das palhaçadas, né? Tenho até as anotações. Agora vão cuidar das suas vidas.