segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Selos Literários (Memes com desenho)

Ganhei faz um tempinho e achei muito legais esses dois selos. A maioria pede pra ficar contando alguma curiosidade da nossa vida que ninguém sabe. Acho que são tantos assim que ninguém tem mais nenhum segredo pra contar! (Pelo menos nenhum contável, né?) Esses são sobre os hábitos de leitura da pessoa. Muito mais legal de se conversar, né?


Primeiro, que me mandou os memes selos foi o Felipe, do Fechei com Ele.
Agora responder as perguntas desse selo criado pela Pri, do Livros da Pris no Dia do Leitor, que foi dia 7 de janeiro.

Quando e como se tornou um leitor?
Ih, foi desde pequenininha! Eu aprendi a ler cedo, mas acho que quando me agarrei nos livros mesmo foi quando minha mãe fazia faculdade. Acho que eu tinha uns oito anos. Ela me levava pra faculdade quando não tinha ninguém pra ficar comigo em casa (não foram poucas vezes) e eu aprendi a ir direto pra sala de literatura infantil. Lia ali mesmo, no chão, aos pés da estante. No final, pedia pra ela levar uns três livros pra mim, mas ela tinha que levar os dela também, né? Então só levava um. Era uma cooooisa pra escolher! hahaha

Lembra do primeiro? Se sim, diga qual.
O primeiríssimo não lembro, não. O primeiro livro que eu tive foi uma Bíblia que ganhei no meu aniversário de 1 ano, mas eu só li a Bíblia inteira pela primeira vez quando tinha uns 10 anos. Acho que dessa época de início da fase leitora da minha vida - que eu espero que dure até o final - o que mais me marcou foi a série do Sítio do Picapau Amarelo. Teve outro livro que eu li váaarias vezes, mas por incrível que pareça, não me lembro do título. Lembro da capa, da história, do nome das personagens, mas não do título, nem do autor! Atualização: Achei o livro no Skoob. Chama-se As Meninas Exemplares. Sabia que era As Meninas alguma coisa...

Como todo dia é dia do leitor, quanto tempo de leitura diária? Quando e onde costuma ler?
HAHAHAHA Eu trabalho lendo, né? Se contar isso, são umas oito horas de leitura diária. (Nosso Pai! Deve ser por isso que estou tão cansada!) Sem contar, são umas três horas de leitura. Quando e onde eu leio depende da rotina. Os livros do trabalho leio na minha mesa. Os livros de lazer leio no sofá, na cama ou aqui na mesa. Sempre que ando de ônibus levo um livro também.

Leitura do momento?
Geralmente é mais de um. Obrigatória: Bíblia; Devocional: Tudo para Ele - Oswald Chambers; Trabalho: The Demands of Consequentialism - Tim Mulgan; 'Lazer': O Ato Conjugal - Tim e Beverly LaHaye e outro livro ainda sem nome que estou lendo e revisando; jurídico: Introdução Teórica à História do Direito - Ricardo Marcelo Fonseca. (Detalhe que isso não corresponde ao meu skoob, né? Preguiça!)


Esse também veio do Felipe.

Meta de Leitura: Ai, metas eu tenho as dos desafios 101 em 1001 e Desafio Literário. Quando eu não estou louca da vida de tão desesperada ocupada, costumo ler mais de seis livros por mês. A Cíntia disse que se eu pudesse, levaria o livro pra ler durante o banho. Confesso que só não faço isso porque, hm... já fiz e não deu certo. Não vou especificar uma meta, não, que eu sempre furo as metas que coloco hahaha

Primeiro do Ano: Foi um EXCELENTE livro. (Imitando o Felipe). Foi o Waterfalls. Terminei de ler no carro, voltando de Florianópolis. Detalhe: já tinha anoitecido. Li as últimas páginas usando o celular como abajur.

Gênero que vou ler mais: Ihh! Não faço ideia! Eu tenho um gosto muito variado e não sei como será esse ano. Pode ser um ano de livros técnicos ou de romances.

Gênero que vou ler menos: Ah, esses livros sobrenaturais. Coisa mais chata!

Lançamentos aguardados: Nenhum hahahaha Não acompanho lançamentos, não. A maioria dos livros no topo da minha lista são antigos...

Próximas compras: Só Deus sabe. Eu não sou muito de comprar, não. Mas ganhar eu gosto, tá? Aliás, eu AMO ganhar livros. É bom enfatizar, né?

Não vou indicar ninguém, não, porque a essa altura do campeonato não sei mais quem já tem e quem ainda não tem. Quem não tem, pode levar!