segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mauá, o Empresário do Império - Jorge Caldeira

Minha primeira biografia, e eu posso dizer que comecei bem. As quinhentas e poucas páginas desse livro me pesaram bastante na bolsa por um bom tempo, mas valeu a pena. A história desse homem é incrível e vale a pena ser lida, me causou uma empatia muito grande.

Ele estava no caminho certo para construir o Brasil do desenvolvimento. O problema é que só ele achava isso.

É difícil falar de uma biografia sem contar a história toda do homem, afinal, o livro se trata disso, né? Mas imaginem aí a formiga no mundo das cigarras. Eu sei que Monteiro Lobato já disse que é bom ser cigarra também, mas um mundo de cigarras dói nos ouvidos da gente, né? E aquele povo estava tão acostumado a ter escravos para tudo que trabalhar era tolice. Tolice só, não - trabalhar era uma vergonha!

Está aí um grande desavergonhado que lutou não apenas para construir o seu próprio Império, mas principalmente pelo desenvolvimento do país, contra a vontade do Brasil. Afinal, o desenvolvimento viria com trabalho, e isso desarranjaria toda a ordem local. E ninguém quer isso, certo? Por isso que, mesmo quando ele conseguia alguma coisa muito boa pra todo mundo, surgia alguém para acabar com tudo de algum modo, geralmente vindo do governo.

Duas conclusões: Este Irineu é muito digno de admiração, é uma honra ser brasileira como ele foi; esse negócio de politicagem, corrupção e favoritismo vem de loooonge... e eu duvido que acabe um dia. Infelizmente.