quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Você não quis dizer Engenharia?

O sonho do meu pai era ser engenheiro civil. Não existe curso melhor nesse mundo, nem profissão melhor nessa vida do que a de engenheiro, pelo menos é o que ele pensa. Como ele fez Teologia e não Engenharia, tem toda a certeza de que terá um filho engenheiro. Meu pai teve dois filhos e um deles faz Direito. O outro ele já acredita que vai fazer Engenharia Mecânica, o que já é um orgulho, o que eu duvi-de-o-dó, mas a filha que faz Direito é uma desencaminhada total.

Onde já se viu tanta inteligência pra fazer um cursinho desses?, ele diz. Afinal, qualquer imbecil vira um advogado! Se ainda quisesse seguir a carreira pública, mas não. Não quer ser juíza, nem engenheira! É um desperdício!

Não interessa se ela já está no terceiro ano de Direito. Pode até se formar. Desde que depois faça Engenharia Civil. Depois ou agora. Ahh... ele a ouviu falando da editora. Agora cismou que é melhor fazer Jornalismo do que Direito. 

Afinal, de que vai lhe servir? Jornalismo é muito melhor do que Direito. Letras? Não, Letras é curso de quem não sabe o que fazer e tem medo de ficar desempregado. Tal e qual Pedagogia. O que que eu tô falando? Você tem é que fazer Engenharia Civil!

O negócio é fingir que não está ouvindo. Ele vai continuar falando de qualquer jeito, então que fale sozinho. Que nem quando ele a surpreende lendo os blogs no Reader. É incrível como é bem na hroa que ela está vendo algum de casamento.

Casamento? Não, não casa, não... Vai fazer Engenharia Civil...

Que fique bem claro que não fui eu quem disse isso aí, ta bom? Foi o aspirante a engenheiro e eu não tenho responsabilidade sobre isso!