domingo, 13 de fevereiro de 2011

Acampadentro (programa de crente)

Hoje eu dormi na igreja. Uma dessas programações de jovens. Levamos os colchões para o templo e acampamos lá. Isso me fez pensar em todas as vezes em que fiz isso. Várias. (Mentira, não estamos ao vivo e a cores. É um post programado). Mas enfim, eu estou pensando em todas as vezes que fiz isso de verdade.

Na verdade, eu dormi na igreja muitas vezes porque morei na igreja muitos anos. Ok, não vale. Não é na igreja, né? Não consigo me lembrar de quando foi a primeira vez, mas mesmo estando a uma escada de distância de casa, era muito emocionante esses 'acampadentros'. Acho que o primeiro foi um que não deu certo e a gente teve que começar com o café da manhã e terminar indo dormir cada um em sua casa. Ah, não vale também. Ah, que seja. Não interessa qual foi a primeira vez.

Engraçado que tem gente que tem problemas em dormir fora de sua própria cama, né? Eu sempre fui muito desapegada com isso. Já dormi até no chão duro, apesar de ser uma experiência que eu não gostaria de repetir. Mas dormir num colchão no chão é tranquilo.

O que é mais legal em um acampadentro? Aquela coisa de dormir todo mundo jogado no chão, conversando até tarde? O clima menos severo que nos faz compartilhar experiências, conhecer as pessoas de um jeito diferente. Dormir com alguém é outro nível de intimidade, né? Peraí, porque eu estou falando de dormir? Quem é que quer dormir numa hora dessas? Você é daqueles que dormem? Ahhh... que pena.

Acampadentro também é hora de falar umas verdades. Com amor, né? De preferência... Ô negócio difícil é falar uma verdade com amor. Com humor é mais fácil. Poderia estar escrito assim, né? Com amor e/ou humor. Mas é que aquele clima de intimidade é propício a isso. De sermões pra acabar com a falta de autoestima alheia a discursos de 'por que você não deveria usar aquela saia que aumenta demais os seus quadris'. Não dá pra ser tão sincero naquela confraternização antes/depois do culto. E eu gosto de poder ser sincera. Acho que essa é a minha parte favorita. Essa, e a parte de compartilhar. 

Eu não lembro do primeiro acampadentro, mas o último foi no ano passado. (Em agosto, eu acho). Eu tinha acabado de chegar na igreja, nem conhecia as pessoas pelo nome direito. A maioria eram meninas mais novas, por volta dos catorze, quinze anos, e eu pude contar pra elas como eu conheci o meu futuro marido, como eu não tinha intenção nenhuma de ter um relacionamento com ele quando o conheci. A única coisa que eu sabia era que eu não queria ter envolvimento com qualquer outra pessoa se não quisesse me casar com ela. Durante as semanas seguintes algumas meninas vieram falar comigo sobre isso. É uma alegria muito grande edificar alguém com a nossa experiência.

Mal posso esperar pelo que terei pra contar. Quer dizer, agora eu já tenho, porque o acampadentro foi ontem. Acho que se eu fosse apresentadora de televisão, deveria fazer programas só ao vivo. Que confusão!