sábado, 12 de março de 2011

Desafio Literário: Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas

A história dos três mosqueteiros, que na verdade são quatro, é na verdade a história do único dos quatro que não é mosqueteiro. O herói  de fato é D'Artagnan, um típico colérico, esquentadinho que só, que se envolve em todo tipo de confusão justamente por ser como é. Eu poderia dizer que esta é uma história de amizade, de amor, de intrigas, de aventura... O negócio é que é uma história disso tudo junto.

A Amizade Quando D'Artagnan chega a Paris para tentar a vida, Athos, Porthos e Aramis já são conhecidos como os três inseparáveis. É uma história engraçada a que junta D'Artagnan aos outros três. Os quatro juram ser leais uns aos outros, dividindo entre si tudo o que possuem: os amigos e os inimigos, os problemas, o dinheiro, as aventuras. Só não dividem os amores.

O Amor Nessa época era comum que as mulheres tivessem amantes. Aliás, me espantou como isso era tratado da forma mais natural do mundo. Como um homem moço e sem dinheiro deveria tratar de arranjar uma amante que o sustentasse, e como uma mulher casada deveria tratar de se envolver profundamente com o homem que lhe atraísse mais. Casamentos são mera formalidade, pra provocar o orgulho dos maridos que fingem que não sabem de nada. Imagina a confusão que isso traz?

As Intrigas O Rei teme o Cardeal, que persegue a Rainha porque não conseguiu tê-la por amante. A Rainha, por sua vez, tem relações com o Duque de Buckingham, mas não quer se envolver por ser Rainha. (Pega mal, sabe? Ser rainha da França, ser amante do primeiro ministro inglês...) Todas as intrigas do livro surgem dessa relação escandalosa. (Todas menos uma, na verdade, mas essa é surpresa). A grande vilã da história é a protegida do Cardeal, chamada Milady, encarregada das missões mais sujas e perigosas.

As Aventuras É em função das missões de Milady que os quatro amigos se aventuram. Ora para atrapalhar seus planos, ora para salvar a própria pele, ou mesmo para dar-lhe uma lição definitiva. A trama contém uma grande aventura que se inicia logo no início do livro, e serve de pano de fundo para toda a história. São várias aventuras, missões que lhes surgem para chegar ao sucesso final. 

Por se constituir de tantas histórias, o livro não para. Sempre há uma emoção nova, uma aventura nova. Além disso, há muitos diálogos. Amo livros cheios de diálogos. A história flui rapidamente. Apesar de ser uma edição de 1971, não tive dificuldade alguma na leitura. Pelo contrário, edição impecável, tradução excelente, notas bem colocadas. Vocês sabem como sou chata, né? Só tenho uma reclamação. Não é a edição ilustrada. Alguém quer me dar de presente?