quarta-feira, 9 de março de 2011

Música da Semana: Alto Preço - Asaph Borba

Algumas músicas são verdadeiros compromissos. Algumas trazem em si compromissos tão solenes, palavras tão poderosas, e mesmo assim cantamos pelo costume de cantar, com a letra decorada, sem assumir de fato o que estamos dizendo, não porque não queremos, mas simplesmente porque não nos damos conta disso. Eu sei, eu já disse isso, mas vale repetir. Precisamos refletir no que estamos cantando. Sem reflexão nosso canto não passa de palavras vazias. Adoração não é isso.

Essa música, do tempo do long-play (carinhosamente chamado LP. Se você tem menos de vinte anos e nunca viu um, passa aqui que eu te mostro), deve ser conhecida de todos. Pelo menos dos que têm certa idade. Conheço algumas igrejas onde as músicas têm limite de idade. As consideradas antigas demais vão para o baú de músicas gospel e de lá só saem em algum festa dos anos 80 e olhe lá. Essa música traz um compromisso que sempre me deixa arrepiada.

E na força do Espírito Santo nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de sermos um só coração no Senhor.
E por mais que as trevas militem e nos tentem separar
Com nossos olhos em Cristo, unidos iremos andar!

Quando você diz que está disposta a pagar esse preço, ou melhor, quando proclama isso, você está pensando no preço? E quando chega a hora de pagar, você lembra do que proclamou ou faz de conta que não é com você? Essa coisa de compromisso é muito séria. Tem que saber do que está falando! É não dar pra trás quando o cerco apertar. É permanecer firme!

E a parte do unidos iremos andar, hein? Quer dizer, o que mias temos visto por aí é desunião. Gente brigando, dividindo as igrejas, criando 'facções rivais'... Porque seus olhos não estão mais em Cristo, mas em si.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim [nós!]; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. João 17:20-23