sábado, 5 de março de 2011

Vício de consumo

Todo mundo tem um vício de consumo, certo? Dizem que as mulheres são campeãs nessa categoria, mas eu é que não vou confirmar, né? Só posso falar do meu próprio vício. Eu sempre quero mais um. Confesso que não compro muitos, aliás, há muito tempo não compro. (Pode ser considerado vício de consumo quando eu acho que nunca comprei?) O fato é que eu tenho muitos vestidos. E não me importo nem um pouco de ter mais.

Meu guarda-roupa é bem pequeno, tem só duas portas. Acho que, sem contar aquelas roupas velhas, aquelas que só se usa em dia de faxina ou pra dormir, eu devo ter umas duas calças jeans, umas oito blusas, e uns vinte vestidos. E eu não estou atrás de nenhuma roupa nova, mas se me oferecer um vestido... eu vou amar! 

Pense comigo. Se eu tivesse cinquenta e dois vestidos, eu teria um para cada semana do ano. O que não é muito. Eu poderia repetir cada vestido sete vezes por ano. Sabe como é, vestido marca. Você não pode ficar repetindo vestidos sem deixar passar um tempinho. Em geral, eu sou contra o consumismo. Tanta gente precisando e você monopolizando todos os sapatos do mundo. Sabia que só dá pra usar dois de cada vez? Pois é, e se você repetir, ninguém vai notar. A menos que use o mesmo sapato todos os dias, aí o cheiro denuncia, né?

Tudo bem, não precisa ser cinquenta e dois vestidos. Pode ser só uns trinta. Até porque nem todos os vestidos são versáteis também. Eu não posso ir trabalhar com meu vestido preto de paetês. Tem também aqueles que só dá pra usar em ocasiões especialíssimas, e esses eu nem deixo aqui. Mando para a vovó que tem um atelier pra alugar pra alguém. Melhor que ficar aqui ocupando lugar. Ah, entreguei. Eu não compro vestidos, compro tecidos. Depois eu falo como eu quero e pergunto se dá. Nos detalhes mãe, avó e tias se viram, e muito bem. Privilégio, né? 

Não sei porque gosto tanto de vestidos. Tenho paixão por vestidos. Estou entre aquelas que assistiram o Oscars para ver os vestidos. Aquelas que acham que não existe roupa que valorize mais o corpo feminino. Gosto dos curtos, compridos, médios, rodados, justos, cheios de fricotes, ou completamente lisos. Além do mais, meu corpo não faz muitas exigências quanto ao formato. Quase todos os vestidos são bem-vindos.

PS1: Talvez eu tenha decepcionado alguém que esperava que eu dissesse que meu vício de consumo são os esmaltes. Eu tenho alguns esmaltes, e a mania de comprar vários de uma vez passou. Agora estou mais interessada em gastar os que eu tenho.

PS2: Quanto aos livros, talvez meu vício seja ler, mas definitivamente não é possuir. Muitas vezes prefiro pegar emprestado do que comprar. Mas se ganhar, é muito bem-vindo, tá?