domingo, 29 de maio de 2011

Booktour: Namoro é coisa séria - Rodrigo Quirino

Eu poderia ter sido brilhante e misturado a resenha desse livro com os trinta meses de namoro, mas a ideia só veio quando eu já tinha terminado o post. E também, não sei se teria ficado 'fofo' como aquele post.

Eu não sou uma pessoa séria. Não sou mesmo. Mesmo quando minha cara é séria, eu posso muito bem estar zoando com a sua cara. Não ser uma pessoa séria não quer dizer que eu não leve nada a sério. Bom, quer dizer que eu levo muita coisa na brincadeira, mas existe assunto sério e namoro definitivamente é um deles.

Sou daquelas pessoas que colocam regras sobre si. Tenho meu próprio código de ética ainda não escrito. Posso mudar de ideia dez vezes no mesmo dia sobre um milhão de coisas, mas quando o assunto é sério, eu decido uma vez só. E vai convencer essa cabecinha dura a mudar de ideia...

Dentro desse livro, que é pequenininho - foi o que mais me surpreendeu, o tamanho do livro, finiiiiinho!! Não dá pra usar a preguiça como desculpa - cabem muitas das minhas regrinhas de conduta no namoro, embora eu não possa dizer que concorde com tudo. Em alguns pontos discordo, por motivos muito pessoais e específicos, e que não acho que valem pra todos, então dispensam comentários. É uma leitura super recomendada pra quem não está namorando e quer namorar, né? Porque se não quiser, nem precisa...

Digo isso porque, apesar do autor volta e meia falar que 'se você não está vivendo isso, ainda é hora de mudar sua conduta...', é óbvio que o livro é muito mais útil pra quem ainda não namora, até pela ênfase em começar do jeito certo. Nesse sentido o conteúdo é excelente. Trata todos os temas pertinentes de forma direta e muito clara.

O único ponto fraco é a linguagem. Opinião minha, tá? Muita gente achou isso um ponto favorável, tanto que está destacado na contra-capa. Logo nas primeiras páginas, achei a coisa meio estranha. Quando vi que ele era palestrante, pensei até que fosse a transcrição de alguma palestra, porque a linguagem é MUITO informal. Mais ou menos como eu escrevo aqui no blog, mas bem... é um blog, né? Eu sou enjoada, e pra mim linguagem de livro tem que ser diferente. Escrever um livro fazendo de conta que é uma conversa fica estranho.

Aí tem a questão de público. A linguagem simples se justifica no público jovem. Mas sei lá... nunca gostei desse negócio de linguagem facilitada por causa da idade das pessoas (se bem que eu sou meio escaldada com esse negócio de idade, né?). Não é porque o público é jovem que você precisa falar de maneira mais fácil. Adequação de vocabulário é uma coisa, idiotizar as pessoas é outra... Além disso, me disseram que outros livros dessa editora seguem a linha 'linguagem simplificada', então não dá pra 'jogar a culpa' no autor. Mesmo porque, uma boa revisão poderia resolver isso. E eu só dei atenção a isso porque sou chata.

Por fim, acho uma leitura excelente, principalmente pra quem começa a pensar em namorar. Sabe aquela idade entre doze e catorze anos? Pelo menos no meu tempo essa era a idade... Também para quem tem dúvidas e não sabe a quem perguntar.. Pra quem quer responder, mas não sabe como... São valores familiares, universais. Coisa muito, muito séria.

Links: Skoob - Blog do autor - Email do autor (O livro pode ser adquirido diretamente com o autor através do email)
-------------------------------
Essa resenha faz parte do BookTour Namoro é coisa séria, organizado pela Fernanda.
Blogs participantes:
Nanda Meireles Blog - Adriana Brazil - Pensamentos by Nathy - Free to be me - Com tudo o que sou - Livros da Pris - Belbellita