sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desafio Literário: A Sangue Frio - Truman Capote

A primeira coisa que eu faço ao chegar no escritório é tirar os livros da bolsa (e a última é colocar os livros na bolsa. Mas por que você não deixa os livros lá? Porque são meus, eu os amo e preciso deles perto de mim! #louca). Aí com os livros todos na minha mesa sempre tem alguém pra comentar minhas opções literárias ou pra perguntar se o livro é bom.

E aí, esse livro é bom? 
É ótimo. 
Em que parte você está? 
Acabei de terminar o prefácio.

Vocês sabem que eu não me empolgo à toa. Estou tentando enganar a quem? Todo mundo sabe que eu me empolgo à toa. Mas dessa vez não desperdicei elogios. O autor, apesar de nunca aparecer na narrativa, é a personagem principal. Ele viu a notícia sobre o assassinato da família Clutter e pensou que isso daria um bom livro. Fez as malas e partiu para o Kansas. Resultado: "a verdade é que eu escrevi uma obra-prima, e vocês não". Baixinho invocado, né?

Um livro que fala sobre homicídio, pena de morte, criminologia é um prato cheio pra falar um monte de coisas jurídicas, mas vou tentar me conter. É uma história real, claro, sobre os Clutter e seus dois assassinos, desde o dia do fato típico crime até a execução dos condenados. Sim, é um livro onde você já sabe toda a história, porque está escrito na capa. A pergunta que ficou na minha cabeça durante todo o livro foi 'Por quê?'

Enquanto eu tentava descobrir porque eles executaram a sangue frio quatro pessoas que nem conheciam, acabei conhecendo Perry e Dick, duas personalidades perturbadoras. Perturbadoras pra mim porque, ao conhecer a história da vida deles, percebi que já cruzei com muitos semelhantes a esses. Eu não consigo olhar pra alguém que tenha cometido um crime e não pensar que essa pessoa precisa de ajuda. (Aimeudeus, cá estou eu juridicando a resenha!)

Vamos falar da técnica. Truman Capote disse que inaugurou o romance sem ficção. Fato: foi a história baseada em fatos reais mais real e mais romanceada que eu já li. Não é a história de um fato. É a história de pessoas. De quase todas as pessoas envolvidas. E quando eu pensei que daria um excelente filme, descobri que já existem dois. (Dizem que os filmes são bem cult, mas o @felipe_fgnds diz que eu sou isso, né?)