segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desafio Literário: A Batalha de Sarajevo - Leão Serva

Eu sempre fico com pena de falar mal de um livro. Ah, não falar mal... Viu? Primeiro sintoma, querer usar eufemismos. Eu não gostei do livro, fato. Fico aqui tentando entender o porquê, mas não sei ao certo. Um livro premiado, sobre a cobertura jornalística de um fato histórico importante e recente, escrito por um jornalista super conceituado... o que faltou? Não, não faltou nada. Só que eu esperava outra coisa.
É bem diferente do outro livro do DL esse mês. Não é uma história que foca em alguém, apesar de ser uma espécie de diário de viagem. O livro narra fatos, acontecimentos, encontros. Alguma aventura do jornalista também, mas nem isso me deu adrenalina suficiente. Terminei de ler por teimosia, porque vontade não tinha, não.
Ah, claro... pra quem quer saber sobre a guerra que dividiu a Iugoslávia SETE países, é bem legal. Sob essa perspectiva eu gostei, porque é um jeito interessante de aprender sobre algum fato histórico. 'Ouvir' de alguém que esteve lá, que conversou com pessoas de lá, bem melhor do que simplesmente pesquisar na Wikipédia.
Agora a dúvida que eu tenho é: Livro-reportagem é A Batalha de Sarajevo, A Sangue Frio, ou os dois? Porque são tão diferentes...
Se mesmo assim você se interessou:
Comprar: Estante Virtual (esgotado nas livrarias! É, parece que sou do contra mesmo =P)