terça-feira, 1 de novembro de 2011

Houve um dia - há uns dez meses atrás - em que eu prometi escrever um post sobre o Google Reader. (Não estou achando agora onde foi que eu prometi, mas sei que foi depois desse post). Por um momento, pensei que não poderia cumprir a promessa, porque antes disso surgiu a notícia de que o Reader acabaria. Teve até festa de despedida no facebook, com quase duzentos chorões. (Oi, sou uma chorona!) Foi uma grande tempestade em copo d'água. Agora que toda a revolução aconteceu posso respirar aliviada... posso, né? Não me venham com más notícias! O Google Reader está vivo! Ficaram algumas marcas, sim, mas nada que prejudicasse seus órgãos vitais. Mas por que o Google Reader é tão importante para a harmonia dos planetas na vida de pelo menos 192 pessoas?

Porque quem segue muitos blogs não consegue ver todas as atualizações se tiver que visitar um por um. No Google Reader você pode ler os blogs pelo feed (traduzindo: você pode ler os blogs fazendo uma inscrição, como se fosse uma matrícula no Com tudo o que sou) ou os blogs que você já segue pelo Google Friend Connect (traduzindo: aquela caixinha que as pessoas se inscrevem para promoções nos blogs literários), ou as duas coisas. (Eu não leio os do Google Friend Connect porque me inscrevi em muitos blogs que não gosto mais e achei mais fácil desabilitar a função que excluir os blogs - coisa de gente preguiçosa).

Como fazer? Para usar o Google Reader basta ter uma conta no Google. Ou seja, se você já usa o Gmail, Google Docs, Picasa, Google Agenda, se tem uma conta no Youtube, se já aderiu ao Google + ou mesmo se já teve um Orkut (vai em dizer que você ainda tem?), é só usar o mesmo email e senha ;) Infelizmente, o Google Reader ainda não aparece entre as principais funções naquela barrinha superior, ele está escondido no menu 'Mais'.


Quem usa Gmail é mais legal (link em inglês, mas tem figuras)

A usabilidade do aplicativo é bem simples. Na página inicial, aparecem alguns posts não lidos, escolhidos com base no seu histórico de leitura: os blogs que você lê mais posts do que ignora aparecem primeiro. Hoje, oficialmente, o Google Reader ganhou uma carinha nova, mais limpa e mais bonita, combinando com as atualizações que já aconteceram em outros aplicativos do Google, como o Gmail e o Blogger. Hoje vamos falar rapidinho sobre os primeiros passos para usar o Google Reader. Daqui a cem anos Outro dia continuamos o assunto, senão esse post vai dar muito trabalho ficar muito grande.

Novo visual aprovado pelo Instituto de Mulherzices do Com Tudo o Que Sou - IMCTQS
Pra começar a usar, é preciso fazer a tal inscrição de feeds. A matrícula. Se você já segue blogs pelo Google Friend Connect, eles provavelmente aparecerão automaticamente no seu Reader. O processo pra inscrever é simples, e eu até prefiro à assinatura do Friend Connect porque essa às vezes dá erro - pelo menos no tempo que eu desisti de usar dava erro muitas vezes, mas isso também foi num tempo em que o Blogger era menos eficiente. É meio autoexplicativo, já que temos um botão vermelho escrito inscrever-se no canto superior esquerdo da tela.

É só digitar o nome ou url (endereço) do site ou blog que ele acha procura
Aparecerá uma pesquisa parecida com as do nosso velho conhecido e sempre presente Google. Observe a url em verde para ter certeza que é esse o site que você procura. Clicando no link em azul é possível ver os posts. Não tem como errar, né?


Só tem 18 porque você ainda não se inscreveu. Corre lá que eu espero!

Se você usa o Google Friend Connect, mas os blogs que você segue não apareceram e você está com preguiça de inscrever um por um, você deve mudar nas configurações. Vá até o menu 'Inscrições' e escolha a opção 'Gerenciar Inscrições'.

Essa é só uma das formas de acessar o menu de preferências ;)
Na tela de configurações, escolha o menu 'Preferências' e selecione a opção 'Exibir blogs acompanhados no Blogger'.

Preciso dizer que pra desativar o procedimento é o mesmo?
Pronto! Agora você pode se divertir classificando os blogs que segue em pastas e tags, seguindo outros blogs sugeridos pelo Google Reader, e se estiver lendo esse post pelo aplicativo, clique em 'Enviar', logo abaixo, e compartilhe através das redes sociais ;)

Quem compartilhar vai ganhar um 'eu te amo' especial.
Mas a gente só estica essa história outro dia. Mesmo assim, se sobrou alguma dúvida, é só perguntar aqui nos comentários (acho que é a única coisa que o Reader ainda não faz...). Espero ter ajudado!

Vida em Rede: Google Reader para iniciantes