quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Fantasma de Canterville (Oscar Wilde)



It's close to midnight
Something evil's lurkin' in the dark

Por séculos, a Reserva de Caça Canterville carregou a reputação de mal-assombrada. Não por acaso, pois contava com um fantasma competente para operar suas fantasmices. Manchas de sangue no chão, o arrastar de correntes à meia-noite e a habilidade de incorporar diferentes personagens assustadores são habilidades que constam no currículo desse renomado fantasma.
Há três séculos ele é bem conhecido, na verdade desde 1584, e sempre aparece às vésperas da morte de algum membro da nossa família, disse Lorde Canterville.

They're out to get you
There's demons closing in on every side

Pouco convencida pelos avisos dos vizinhos, a família de um diplomata americano mudou-se para a residência onde certamente não receberiam visitas. Foi assim que o Sr. e a Sra Otis com seus filhos Washington, Virginia e os gêmeos se intrometeram nos assuntos assombrosos do magnífico fantasma. Não existe nada mais irritante para um fantasma do que alguém que não o leve a sério. No entanto, jamais passou pela cabeça oca do fantasma que um dia seria tratado com tamanho desrespeito, especialmente pelos gêmeos, que passaram a assombrá-lo dia e noite.
Depois disso, ficou extremamente doente por alguns dias, mal saindo do quarto, a não ser para retocar a mancha de sangue.

'Cause I can thrill you more
Than any ghoul would ever dare try

Embora o título remeta a uma história aterrorizante, o que vemos é uma comédia que rapidamente se converte em um desfecho emocionante, como um roteiro da Sessão da Tarde, mas de uma delicadeza profunda. Sofrendo mais do que em toda a sua morte, o fantasma de Canterville se vê desesperado, e é nesse momento que encontra a solução para o descanso eterno, na família que o atormentava. Um conto que, em poucas páginas, faz rir e faz chorar.
Você pode me ajudar. Pode me abrir os portais da morte, porque traz o amor sempre com você, e o amor é mais forte do que a morte.

E o que mais?
Através da história do fantasma, Oscar Wilde dá conta de criticar a aristocracia inglesa e a cultura americana ao mesmo tempo. A primeira, marcada pelos títulos hereditários e pela cultura do luxo. A segunda, mergulhada no consumo e no pragmatismo. Wilde narra, antes de tudo, o conflito cultural entre Inglaterra e Estados Unidos, através de personagens estereotipados e caricatos que dão o tom de comicidade e ironia que marcam a obra. 

A edição que eu foi publicada pelo selo Barba Negra da editora Leya, na coleção Eternamente Clássicos. Tem ilustrações de Wesley Rodrigues e tradução de Elisa Nazarian. O miolo foi impresso em papel lux cream, muito confortável para a leitura. A arte de capa e os desenhos remetem a um estilo sombrio, mas imprimem a exata comicidade ou dramaticidade da cena retratada.

Comprei esse livro em Novembro de 2012, para completar a coleção "Eternamente Clássicos", composta também dos títulos O Corcunda de Notredame, O Mágico de Oz e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. O Mágico de Oz foi difícil de conseguir, e eu já vi edições mais novas que utilizam material de qualidade inferior.A coleção contaria também com outros títulos como O Corvo e O Jardim Secreto, mas parece que foi abortada. Nem o selo Barba Negra existe mais.

O conto foi a primeira história publicada de Wilde, primeiro em uma revista, depois no livro Lord Arthur Saville's Crimes and other stories. A história foi adaptada 5 vezes em filme para telinha e telona, e uma animação está em fase de pré-produção. A obra também se converteu em música, ópera e musical, foi publicada como graphic novel, dramatizada no rádio e inspirou um filme em Bollywood.


Os trechos em negrito são da música Thriller, de Michael Jackson. Coloquei a música no repeat enquanto escrevia, e agora não consigo tirar o Mark Foffalo da cabeça, muito embora ele não tenha relamente nada a ver com o livro. Alguém mais não consegue ouvir Thriller sem pensar em De Repente 30? o/

A edição que eu tenho está esgotada, mas a obra é de domínio público. Você pode comprar em qualquer livraria, ou fazer o download no seu computador do original ou da versão para o espanhol.