sexta-feira, 11 de abril de 2014

[TAG] Isso ou Aquilo? - Livros


Eu lembro da época que isso se chamava caderninho de respostas. Aí veio a internet e o caderninho de respostas virou meme. Aí meme virou outra coisa e o meme virou tag. Enfim, essa tag eu vi no Suspiscious Minds, da Roberta Faria, e resolvi fazer porque achei legal.

1) Áudio-livro ou livro?
Tenho trauma de áudio-livro. Meu pai tinha vários e ele colocava pra ouvir no carro, mesmo os livros chatos que só ele queria ouvir. Teve uma vez que ele fez isso numa viagem. Ui, que horror. Além do mais, com os livros eu imagino as vozes que eu quiser :)

2) Capa dura ou mole?
Capa dura ♥ Tem gente que acha que atrapalha pra ler e tal, e se não for bem feita, o livro vai acabar estragando, mesmo. Mas eu gosto da capa firme, especialmente quando eu estou lendo e andando na rua e segurando outras coisas e o vento tentando virar as páginas (eu vivo perigosamente). Além de ser super lindo, né?

3) Ficção ou não-ficção?
Estou numa fase de não-ficção. Sério. Acho que é abstinência da faculdade ou um chá de adultice que eu tomei sem perceber. Aliás, eu notei isso ontem quando fui escolher a próxima leitura e fiz questão de pegar um livro de ficção.

4) Fantasia ou vida real?
Fantasia! Uma coisa que eu gosto da ficção é que você não precisa seguir os padrões chatos da vida. Não precisa ser preciso. Você pode usar a imaginação à vontade, criar mundos, criar poderes, criar seres... Existem tantos mundos interessantes na ficção! Oz, Nárnia, Terra Média, País das Maravilhas... Quem nunca teve vontade de viajar pra um lugar desses?

5) Harry Potter ou Crepúsculo?
Harry Potter eu não li. Crepúsculo eu li. Não dá pra decidir só porque eu li um e não o outro.

6) E-book ou livro físico?
Livro físico. Muito embora eu esteja querendo demais comprar um e-reader, não acho que um livro digital substitui um livro na minha estante.

7) Comprar ou pegar emprestado?
Cadê a opção ganhar? Sou muito mão de vaca. Vivo emprestando e pegando livro emprestado. Biblioteca sempre foi uma zona de conforto pra mim. E não me incomodo querendo que os livros permaneçam novos pra sempre. Na real, é um desperdício comprar um livro que só vai ser usado uma vez. (Existe um princípio da economia pelo qual as coisas são mais baratas quanto mais elas são usadas. Um sapato de cinquenta reais usado duas vezes sai mais caro que um de cem reais usado cem vezes). Acho que o livro fica triste. E se sujar, se riscar, se fizer uma marquinha, é porque o livro tem história. E livro que tem história é livro feliz.

8) Livro único ou série?
Livro único. Tem muita série que é encheção de linguiça. Isso sem contar as séries que seguem o mesmo tema de outras séries. Um monte de livros com histórias similares só pra fazer dinheiro. Não, obrigada.

9) Livraria física ou online?
Livraria física pra passar o tempo, online pra fazer compras. Não consigo comprar nas livrarias físicas! Primeiro, porque me dá uma agonia pensar que talvez o livro esteja mais barato em outro lugar. Segundo, se eu vou comprar o livro novo, então eu quero que ele venha perfeito. Na livraria os livros geralmente ficam expostos, aí acabam ficando com marquinhas na capa, pra dizer o mínimo. Se eu quiser um livro com história, vou no sebo, ué.

10) Livro longo ou curto?
Longo. Mas não o longo pq ficou enchendo linguiça. O longo que tem história. Gosto de histórias com tramas bem desenvolvidas e cheias de reviravoltas, e pra isso tem que ter espaço. Eu lembro do primeiro "livro grande" que eu li, Se Houver Amanhã, do Sidney Sheldon. Foi indicação da minha professora de português da oitava série. Depois eu fui pra um colégio onde só podia emprestar um livro por semana, então eu pegava só os livros maiores, e trocava com uma amiga, pra durar a semana inteira. Dessa época me marcou O Memorial de Maria Moura.

11) Drama ou ação?
Depende. Da lua, do clima, do humor...

12) Ler no seu canto ou tomando sol?
Eu sou aquela pessoa que vai na praia com um livro na bolsa e não deixa a água chegar acima dos joelhos. Mas eu leio em qualquer canto. Um lugar preferido mesmo não é nem um canto meu nem um lugar ao sol. É o Bosque do Papa em Curitiba. No outono, melhor ainda.

13) Chocolate quente, café ou chá?
Chá. Eu sou uma pessoa que toma chá. Embora não tenha paciência pra fazer chá gelado (esquentar... depois esfriar...) e a minha atual morada não permita o consumo frequente de chá. Aliás, essa chuvinha de hoje é uma boa desculpa pra fazer um chá de hortelã...

14) Ler resenha ou decidir por si?
Eu decido pela sinopse. Ou pela capa. Ou porque alguém que eu confio me indicou. Quase não leio resenha, só as de algumas pessoas específicas. Tem muita resenha ruim por aí. A pessoa fica resumindo tudo o que acontece na história e acha que é uma resenha. Se é pra ler isso, eu vou ler o livro, que é mais legal.