quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CD Ao meu alcance - Juventude da PIB de Curitiba

Ao meu alcance é o primeiro CD do Ministério de Jovens e Adolescentes da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Lançado em setembro do ano passado, o álbum leva em seu título o tema da juventude para 2011, com as músicas mais cantadas durante o ano nos cultos de sábado (e sexta). Entre versões e composições, temos cultos de verdadeira adoração. Quando a gente nem percebe que veio cantando no caminho até em casa. Na rua. Ah, e no ônibus. O louvor da juventude da PIB é contagiante. No meio de todos aqueles jovens, você se sente parte... mesmo que não conheça ninguém ali. Apesar disso, o CD foi gravado em estúdio - o que diminuiu muito o brilho das músicas. Um daqueles casos raros em que eles fazem melhor ao vivo. 

Eu falaria um pouquinho sobre cada música, mas aí esse um pouquinho acabou ficando grande e, bem... são onze músicas. Então eu vou falar rapidinho sobre elas num parágrafo só em poucos parágrafos. As três primeiras faixas, Abra o Coração, Nosso Deus e No Espírito de Deus Há, são versões de, respectivamente, Did you feel the mountains tremble? (Delirious?), Our God (Chris Tomlin) e Where the Spirit of the Lord Is (Chris Tomlin). As duas primeiras foram, definitivamente, as músicas do ano. Destaque para No Espírito de Deus Há, que samba na cara da sociedade brinca com a letra jogando um estilo techno na música. Se no Espírito de Deus há liberdade, por que não?

Depois temos Somente N'Ele e Amor Maior, composições de, respectivamente, Sally Poubel e do Pr. Michel (pastor da juventude da PIB Curitiba). São lindas! A primeira tem uma melodia envolvente, com notas longas no final dos versos (o que é muito legal pra dar vontade de cantar junto), e a intérprete, Dani Lima, tem uma voz linda. Amor Maior já é conhecida em Curitiba, gravada originalmente no álbum Compromisso e Adoração, da Pib de Curitiba, mas eu gosto muito mais do arranjo de Ao meu alcance. Já era boa, ficou ainda melhor!

Depois temos Quebrantado, que é uma música que eu, pessoalmente, não gosto. Sabe cisma? Eu costumava gostar dela como Sweetly Broken (Jeremy Riddle), mas depois enjoei e desgostei de todas as versões. Eu sei, é besteira. Quem não tem nada contra a música vai gostar. Mais Perto de Ti e Gratidão   são também da Sally Poubel. Essa guria é um talento! A música é linda e tem no MySpace dela. Quer saber como é o sotaque curitibano legítimo e carregado? Vai lá hahaha. Gratidão foi gravada pela Talita, que é a ministra auxiliar de adoração na PIB e Líder do ministério de louvor dos adolescentes e jovens. E tem uma voz de arrepiar. Excelso é de composição do Pr. Michel e... sei lá. É legal, mas não é ótima. Acho que ficou meio apagada no meio das outras. Não sei se foi a interpretação ou o quê... a letra é ótima, mas eu nem consigo me lembrar da melodia de cabeça, sabe.

Pra fechar o CD, Hosana, num arranjo bem mais rapidinho (e sem aquela voz derretida) que na versão da Mariana Valadão. Gosto mais. Por último, Tu És Bom, que eu sei que já ouvi a original, mas não lembro qual é... as duas dão vontade de dançar. São muito alegres! E encerrar um álbum que é um sonho de uma galera com Deus é bom o tempo todo é muito válido.

Depois de tudo isso, só tem um probleminha. Eu não sei onde vendem o CD. Quero dizer, comprei o meu lá na PIB, num estande, depois do culto, mas não sei se vende em outro lugar você pode comprar o seu pela internet, na loja do Dia a Dia com Deus. Também não encontrei todas as músicas pra ouvir no youtube, e algumas no Vagalume, sem áudio, e nenhuma delas no Letras.terra, o que é uma pena. São muito boas mesmo. UPDATE: dá pra ouvir todas as músicas do CD no Grooveshark. [Valeu, gente! ;)] Agora vou imitar a Cíntia e colocar os links que eu achei, com um ♥ do lado das minhas favoritas.

Abra o Coração
Nosso Deus 
No Espírito de Deus Há 
Somente N'Ele
Amor Maior
Quebrantado
Mais Perto de Ti
Gratidão
Excelso
Hosana
Tu És Bom

PS: Eu falo que eles fazem melhor ao vivo, e quando vou procurar os vídeos, mordo a língua - com que música? Quebrantado. Pois é. Acho que é porque eu não fui no culto de lançamento. Nos cultos que eu vou eles arrasam ;)