Eu sou teimosa. Quando na metade do ano eu tive que desistir do desafio literário deste ano, achei que não entraria no próximo desafio também. Na verdade, eu realmente não entraria. É que quando anunciaram 'As inscrições foram prorrogadas!' eu entendi 'Não vamos parar de anunciar enquanto você não se inscrever!'. Então, já que é assim, preparei a minha listinha. Listinha é eufemismo, claro, porque eu resolvi fazer uma lista com bastante opções pra ter mais liberdade de escolher conforme o feeling do momento.
Janeiro - Literatura gastronômica: a descrição diz que valem livros de todos os gêneros, desde que versem sobre a temática comida. É meio difícil saber se o livro fala mesmo sobre comida, principalmente se você pensar que tem muito livro aí cujo título não tem nada a ver com o negócio. Como no DL só valem livros que eu nunca li, eu deduzi que estes versam sobre comida, porque tem comida no título.
Fevereiro - Nome Próprio: Essa foi a categoria mais fácil. Primeiro, porque qualquer livro que tenha um nome próprio de pessoa como título vale, não importa o conteúdo. Segundo, porque se o tema está no título fica fácil de achar, né? Incluí vários títulos que eu queria ler faz tempo.
Março - Serial Killer: Parecia ser facílimo, mas não. Isso porque eu sou chata e não aceito que se classifique qualquer policial como serial killer. (A Sangue Frio, por exemplo, apesar de ter sido sugerido nos comentários das sugestões do DL, NÃO é sobre um serial killer. Eles mataram uma família, e foi com objetivo de roubo. Se tivessem matado outras famílias...). Os assassinos em série não simplesmente são pessoas que matam mais de uma pessoa. Assassinos em série matam várias pessoas geralmente com um modus operandi, uma assinatura, um padrão de vítimas... Pode ser até que algum livro da lista não se encaixe, porque né... eu ainda não li pra ter certeza ;)
O psicopata - Robert Bloch (Skoob)
Abril - Escritor Oriental: Um dos temas mais difíceis porque não basta ser um livro sobre o oriente. Na verdade, nem precisa ser, desde que o escritor tenha nascido na Ásia. A descrição fala em autores do extremo oriente e do sul da Ásia, mas não vejo porque descriminar o restante da Ásia. (Inclui autores da Rússia, mas apenas os nascidos na Rússia asiática)
Mao, a história desconhecida - Jung Chang (China) (Skoob) (Comprar)
Não me abandone jamais -Kazuo Ishiguro (Japão) (Skoob) (Comprar)
Jovens de um novo tempo, despertai! - Kenzaburo Oe (Skoob) (Comprar) Atualização!
Não me abandone jamais -Kazuo Ishiguro (Japão) (Skoob) (Comprar)
Jovens de um novo tempo, despertai! - Kenzaburo Oe (Skoob) (Comprar) Atualização!
Maio - Fatos históricos: Essa foi facílima. A maioria dos livros já estava na minha lista. Vou até dar duas dicas ótimas de livros que têm muita história e é, ao mesmo tempo, são incríveis: Incidente em Antares - Érico Veríssimo e O Nome da Rosa - Umberto Eco. Pena que não pode releitura. Mesmo não gostando de ler um livro duas vezes, esses eu ainda quero ler de novo!
Junho - Viagem no tempo: Eu não levei fé que houvesse livros suficientes pra justificar um tema pro DL, e não estava tendo muito sucesso com a minha lista até que achei uma série que eu gostei...
Série Operação Cavalo de Tróia - J. J. Benitez
Julho - Prêmio Jabuti: Francamente, achei que seria mais fácil. Quanto livro chato ganhou esse negócio, né? Nos indicados, eu só achei três pra cada ano e categoria. É isso mesmo, produção? Nas regras só valem as categorias Livro do Ano e Romance, mas não diz se Livro do Ano é só de ficção... Aproveitei pra ver se quebro a implicância com Cristóvão Tezza e ainda fiz uma homenagem pro Chico, que está cantando lá no Guaíra hoje.
Agosto - Terror: Tentei não preencher toda a lista com Stephen King. Eu nunca li nenhum desses. Acho que o único livro de terror que eu já li foi Descanse em paz, meu amor, do Pedro Bandeira. Fui pegando o que diziam que era de terror.
Os estranhos - Stephen King (Skoob)
Setembro - Mitologia Universal: O tema mais difícil entre todos! Não que não haja livros com mitologia. É que a maior parte dos que eu encontrei foram escritos para pessoas menores de catorze anos e... não me empolgaram muito. Aceito sugestões!
Outubro - Graphic Novel: Eu achei que seria difícil. Até pensei em incluir Tintim. Eu já li vários dele na infância - na infância eu quero dizer quando tinha uns oito anos. Mas eu nem me lembro quais eu li e quais eu não li. (Aposto que se eu ler um pedacinho da história eu reconheço. Tinha umas tiradas tão boas que eu me lembro até hoje! hahaha). Mas quando fui pesquisando, fiquei com vontade de tudo! Aí resolvi pegar os mais diferentes e diversificados possíveis. O difícil vai ser escolher na hora de comprar...
O curioso caso de Benjamin Button - Nunzio DeFilippis, Christina Weir, F. Scott Fitzgerald e Kevin Cornell (Skoob) (Comprar)
A cidade do pecado - Frank Miller (Skoob)
V de vingança - Alan Moore, David Lloyd (Skoob)
Novembro - Escritor africano: mais fácil do que eu pensava. Só queria ter algum autor do norte da África também... Alguém sabe?
A arma da casa - Nadine Gordimer (África do Sul) (Skoob)
Dezembro - Poesia: fiz questão de incluir também alguma poesia em inglês, pra acostumar com o ritmo da poesia em outra língua ;) Também quis variar bastante os poetas, com vários estilos, origens e temáticas.
Antologia poética - Fernando Pessoa (Skoob)
The poetical works of Robert Browning - Robert Browning (Comprar)