terça-feira, 26 de junho de 2012

Wildflowers - Robin Jones Gunn

Wildflowers é diferente de todos os livros da série por um motivo: a protagonista já é casada. Ela tem um marido que é um fofo, mas que não para em casa. Genevieve aparece pela primeira vez em Sunsets, o quarto livro da série - ela é vizinha (e locadora) de Alissa, Shally, Brad e Jakecob. Depois ela desaparece e surge em Glenbrooke no último livro da série, dizendo que seu sonho sempre foi se mudar pra uma cidade pequenininha e montar um café charmoso. Tá, né?

Então, Genevieve é uma mulher que quer se sentir realizada. Quem não quer, né? E eu vivo em dúvida se o que ela entende por realização é demais ou não. Se ela é ingrata pelo que tem ou se realmente merece o que não tem. E o que ela não tem? Uma vida profissional - a típica casei-cedo-e-me-dediquei-só-à-família - e um marido dentro de casa - Steven é piloto de avião.

Na maior parte do tempo ela me pareceu mal-agradecida. Sabe quando várias coisas boas estão acontecendo na vida da pessoa, mas ela não consegue enxergar? Ou quando você tem uma coisa maravilhosa na sua vida, mas se acostuma com ela e esquece o quão maravilhoso é ter isso?

Essa é a mágica dos livros da série Glenbrooke. As personagens, apesar de suas peculiaridades, têm traços muito reais e muito diversos. Acho que não conheço alguém que não se pareça com uma dessas oito mulheres.

Pra quem conheceu a Robin - a autora - quando adolescente, e acompanhou Cris, Katie e a galera crescendo junto com a gente, encontrar essas outras amigas, que são mulheres maduras, profissionais, com problemas de gente grande (como são os nossos problemas agora) é como se a Robin estivesse um pouco conectada conosco, como se ela conhecesse tão bem suas leitoras que conseguisse criar pelo menos uma personagem que fosse, em muitas maneiras, parecida com cada uma delas. Por isso a gente te ama, Robin! ♥

Extras

O exemplar que eu li pertence à Cintia, que me emprestou quando fomos pro Maranhão. É um exemplar em paperback, da quarta edição, uma edição mais nova - porém menos bonita - do Clouds que eu tenho aqui (e que é da Deise). O papel é aquele típico da Multnomah, suavemente amarelado, com textura semelhante a papel de jornal. A tipografia é serifada, bem classuda.

Os livros da Série Glenbrooke vêm com um mapa da cidade no início, que só deve ser observado se você não tiver problemas com spoilers. Tem também o versículo que inspirou o título do livro. Ao final, a receita de alguma guloseima citada no livro e uma carta da Robin.

Wildflowers é o último livro da Série Glenbrooke. Os outros livros são Secrets, Whispers, Echoes, Sunsets, Clouds, Waterfalls e Woodlands. Esses livros não foram lançados no Brasil. Somente é possível adquiri-los em inglês, e você pode fazê-lo pela Livraria Cultura, no Better World Books ou pelo site da autora.

Ah, tem outra resenha de Wildflowers no Free to be me ;) Vale a pena ler!